Componentes Curriculares - Doutorado


CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Nome/Nível: Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Doutorado Profissional
Periodicidade da seleção: Anual
Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 24 meses
Prazo Máximo para conclusão do Curso: 48 meses
Público Alvo: Licenciados ou graduados, interessados em estudos e pesquisas no campo da educação, com formação prévia como pesquisadores em curso de Mestrado
Créditos Disciplinas: 20
Tese/Dissertação: 16
Outros Créditos: 28
Total de Créditos para integralização: 64
Equivalência hora/crédito: 20 horas = 1 crédito
Vagas por seleção: 15
 
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DO ESQUEMA DE OFERTA DO CURSO
 
MÓDULO COMUM OBRIGATÓRIOComposto por duas (02) disciplinas obrigatórias (08 Créditos)
 Pesquisa em Educação (80h)
 Educação Escolar: história, organização, diferenças culturais e interculturalidade (80h)

MÓDULO ELETIVODeverá cursar três (03) das disciplinas elencadas (12 Créditos)
 Aspectos Sociocognitivos da Linguagem na Educação (80 horas – 4 Créditos)
 Avaliação da aprendizagem na Educação Básica (80 horas – 4 Créditos)
 Bibliotecas Escolares e o fazer educativo (80 horas – 4 Créditos)
 Contribuições da Psicologia da Educação para a análise do cotidiano escolar (80 horas – 4 Créditos)
 Currículo e Educação Básica (80 horas – 4 Créditos)
 Educação Ambiental e práticas pedagógicas no contexto Amazônico (80 horas – 4 Créditos)
 Educação, Cultura e Linguagem (80 horas – 4 Créditos)
 Educação do Campo e Ruralidades (80 horas – 4 Créditos)
 Educação Escolar e Ludicidade (80 horas – 4 Créditos)
 Educação Especial e Inclusiva (80 horas – 4 Créditos)
 Educação Intercultural e Pós-Colonial: Povos Indígenas e a Lei 11.645 (80 horas – 4 Créditos)
 Formação de professores e trabalho docente (80 horas – 4 Créditos)
 Fundamentos de Educação Sexual (80 horas – 4 Créditos)
 Infâncias e Educação Infantil na Amazônia (80 horas – 4 Créditos)
 Políticas públicas e cidadania (80 horas – 4 Créditos)
 Trabalho e formação docente frente às tecnologias na Educação (80 horas – 4 Créditos)

MÓDULO OBRIGATÓRIO DE ATIVIDADES PROGRAMADAS E PRÁTICA DE PESQUISAComposto por três grupos de atividades que visam a aproximação entre ensino e práticas de pesquisa (12 + 2 Créditos)

i) Atividades Programadas e Prática de Pesquisa (APPP) (08 Créditos)

Atividades Programadas e Prática de Pesquisa (APPP I) (40 horas)
Atividades Programadas e Prática de Pesquisa (APPP II) (40 horas)
Atividades Programadas e Prática de Pesquisa (APPP III) (40 horas)
Atividades Programadas e Prática de Pesquisa (APPP IV) (40 horas)

ii) Seminário de Tese(80 horas) (04 Créditos)

iii) Estágio de Docência (40 horas) - obrigatório somente para bolsistas (02 créditos)

MÓDULO OBRIGATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO À PESQUISAComposto por componente curricular obrigatório (32 Créditos)
 Orientação de Tese I (80 horas – 4 créditos)
 Orientação de Tese II (80 horas – 4 créditos)
 Qualificação de Tese (160 horas – 8 créditos)
 Defesa de Tese (320 horas – 16 créditos)


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