Perguntas Frequentes


  • Qual a diferença entre o Cursos Profissionais e Acadêmicos? 

Os Cursos de Mestrados e Doutorados profissionais enfatizam estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Com isso, suas pesquisas estão voltadas para a solução de problemas, ou seja, nele desenvolvem-se pesquisas aplicadas. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).

  • Há previsão para Processo Seletivo para o Doutorado Profissional? 

 Sim, há expectativa de Seleção da primeira turma do doutorado ainda no primeiro semestre de 2019. No entanto, não foram definidas datas. 

  • Quero cursar este mestrado, como faço?

Confira em nosso site o menu Processos Seletivos. Lá estão as informações sobre as Seleções já realizadas, as quais são utilizadas como base para novos processos, e sobre a proficiência em língua estrangeira, requisito para a conclusão do curso. 

  • Como posso obter a proficiência em língua estrangeira ?

A UNIR oferece dois meios para a obtenção da proficiência, ofertando a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) e o teste de nivelamento em língua inglesa TOEFL ITP.

  • O que é a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) ?

A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (PROLE) é um projeto de extensão mantido pelos docentes do Departamento de Línguas Estrangeiras da UNIR . As línguas estrangeiras para as quais são oferecidos exames de proficiência são: espanhol, inglês e português – língua estrangeira. O PROLE é ofertado três vezes ao ano, possuindo vagas limitadas, sendo ocupadas mediante o critério de ordem de inscrição. Para mais informações acessar o site: www.dle.unir.br.

  • O que é o TOEFL ITP?

A UNIR, por meio do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF),  ofertará aplicações gratuitas do teste de nivelamento em língua inglesa TOEFL ITP a alunos de graduação, mestrado e doutorado, assim como para docentes e técnicos administrativos da UNIR. Os interessados devem acessar o Portal de Inscrições do IsF e seguir as instruções da página.

  • Cursei mestrado em uma instituição estrangeira, o meu diploma pode ser reconhecido pelo PPGEE/MEPE ?

 O PPGEE/MEPE não está habilitado a realizar o processo de reconhecimento de Diploma estrangeiro, pois o Programa ainda não foi avaliado, conforme dispõe o art. 48, § 3º da LDB, abaixo transcrito. 

"Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior."


<<
Setembro 2019
>>
DoSeTeQuQuSe
1234567
891011121314
1516171819
20
21
22232425262728
2930     


    Sem imagens.