Grupos de Pesquisa


GRUPO DEFT

 

O Grupo de Pesquisa em Direito à Educação, Formação Docente e Tecnologias (DEFT) objetiva investigar e produzir saberes e práticas acerca da formação de professores em relação com as Tecnologias Aplicadas à Educação e com o Direito à Educação, com abordagem crítica ou intercultural, a fim de desenvolver a pesquisa em Educação com visão transformadora da realidade educacional e social e com respeito à diversidade.
 
O Grupo DEFT tem por princípio que todas as suas ações, estudos e pesquisa devem vislumbrar o desenvolvimento social da Educação, a inclusão social, a justiça social, a emancipação, o reconhecimento das diferenças e a diminuição das desigualdades.

 

GRUPO EDUCA

O Grupo de pesquisa EDUCA está vinculado ao Departamento de Ciências da Educação, do Núcleo de Ciências Humanas, do Campus de Porto Velho, da Universidade Federal de Rondônia. O EDUCA congrega pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação, iniciação científica e pós-graduação e professores das redes públicas e particulares de ensino que desejam pesquisar os temas compreendidos por suas linhas de pesquisa. O Grupo EDUCA objetiva investigar e orientar pesquisas, em dimensões multidisciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares, no âmbito das ciências da educação, em abordagem crítica e/ou intercultural, a fim de formar novos pesquisadores, para garantir a consolidação da perspectiva científica aos cursos de graduação e pós-graduação atendidos pelos departamentos de seus professores-pesquisadores. A meta do EDUCA é garantir suas condições de funcionamento, por meio da aprovação de projetos nas agências financiadoras, que permitam a estruturação e a consolidação do EDUCA, tanto em relação a recursos de infraestrutura e material bibliográfico, quanto à formação de novos pesquisadores em educação. Considerando nossa vinculação ao Laboratório de Mídias Interativas na Educação, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais, o EDUCA ainda tem a meta de ofertar cursos livres, realizar eventos científicos e editar a Revista Científica Educa, para disseminar os conhecimentos desenvolvidos. O EDUCA trabalha para ser reconhecido como um novo espaço de articulação para projetos e investigações desenvolvidas em parcerias institucionais e interinstitucionais e para potencializar a formação dos orientandos com a formação contínua para a pesquisa, alcançando transformações individuais, sociais, institucionais e políticas em seus contextos de aplicação.

Acesse o Grupo EDUCA no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

GRUPO GEP

O Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP) está vinculado ao Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Rondônia/Campus de Vilhena. Reúne pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação, iniciação científica, pós-graduação e professores das redes públicas e particulares de ensino que desejam pesquisar os temas compreendidos por suas linhas de pesquisa: i) Formação e Condição Docente; ii) Psicologia e Aprendizagem Escolar; iii) Comunicação e Educação; iv) Educação Social; v)  Educação e Ensino de Matemática; vi) Infâncias e Culturas Infantis. O GEP está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da UNIR e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado Acadêmico da UNIR. Promove dois eventos científicos: o Seminário de Educação (SED) desde 2008; e o Seminário sobre Infância (SEMIN), desde 2012. O GEP tem dois Laboratórios de Ensino vinculados as suas linhas e pesquisa: LEPE - Laboratório de Estudos Pedagógicos e o LabMEEM - Laboratório Multimídia de Educação e Ensino e Matemática, que foi criado a partir do Projeto de Pesquisa (GETEMAT), financiado pelo CNPq, através do Edital 55/2008.  

Acesse o Grupo GEP no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Acesse o Blog do Grupo GEP

GRUPO GEPPEA

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação na Amazônia (GEPPEA) está vinculado ao Departamento de Educação do Campus de Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia. O GEPPEA tem como objetivo desenvolver estudos sobre as interfaces entre as temáticas psicologia e educação, trabalhando em projetos de pesquisa e extensão voltados para a realidade amazônica. Formado por professores e alunos da Universidade Federal de Rondônia e docentes das redes municipais e estadual de educação, o grupo busca fortalecer práticas sistemáticas de estudo e pesquisa entre os acadêmicos da graduação e pós-graduação e professores das redes públicas de ensino. Os temas básicos de pesquisa e estudo são: fundamentos teórico-metodológicos da atividade educativa em uma perspectiva crítica; contribuições da Psicologia para a compreensão dos processos de escolarização e as atividades de ensino e de aprendizagem; repercussões de políticas públicas educacionais nos processos educativo e escolar; processos educativos desenvolvidos no âmbito de movimentos organizados da sociedade.

Acesse o Grupo GEPPEA no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. 

GRUPO EDUCIÊNCIA

O Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIÊNCIA) é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia. Congrega pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação, iniciação científica, pós-graduação e professores da educação básica que desejam pesquisar os temas compreendidos por suas linhas de pesquisa. O EDUCIÊNCIA desenvolve pesquisas na área de formação permanente de professores de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; pesquisas educativas com alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas, Química e Física através de acompanhamento e avaliação de políticas educacionais da área na região e de Estudos e pesquisas na área de Educação Científica, em parceria com professores da rede pública. O EDUCIÊNCIA promove eventos de integração e disseminação de experiências pedagógicas inovadoras na área e Produção de material didático/instrucional contextualizado local e regionalmente: pesquisa-ação com professores da área nas escolas, dentro do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Obteve provação junto à CAPES, em 2010, do Programa de Doutorado da REAMEC - Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática em parceria com vinte IES amazônicas, especialmente com Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Acesse o Grupo EDUCIENCIA no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Acesse o site do Grupo EDUCIENCIA

 

GRUPO GPPGAEe

O Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação Escolar (GPPGAEe) foi criado no ano de 2005 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre as Políticas Públicas Educacionais, associadas à Avaliação Educacional e seus reflexos na Gestão de Sistemas e Unidades Escolares. A razão que motiva a atuação do grupo é a consolidação e o fortalecimento desta área de estudos com ênfase na realidade amazônica, com a intenção produzir conhecimentos e informações que auxiliem nos processos de gestão na educação. Nos últimos anos, o grupo vem expandindo a atuação com vistas a construir pesquisas que contribuam para problematizar as histórias de Rondônia, com investigações no campo das memórias e identidades dos migrantes residentes em Rolim de Moura, para problematizar a história local e desenvolver investigações que envolvam os conflitos políticos, notadamente, aqueles a respeito do cotidiano das práticas políticas.

Acesse o Grupo GPPGAEe no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Grupo Pesquisador em Educação Intercultural
 
O Grupo Pesquisador em Educação Intercultural é um grupo de pesquisa da Universidade Federal e Rondônia/Campus de Ji-Paraná que congrega pesquisadores, estudantes e técnicos com o compromisso de realizar produção acadêmica na área de educação intercultural, considerando a subjetividade humana que se inscreve na era contemporânea, permitindo que as ciências sejam concebidas em sua pluralidade teórico-metodológica e na transcendência das fronteiras do saber. Desta forma, o grupo almeja a educação intercultural, reconhecendo a pesquisa como estimuladora da criação e recriação à reinvenção de novas práxis educativas no ambiente amazônico. As linhas de pesquisa do grupo são: i) Educação de surdos: um olhar à identidade, cultura e língua; ii) Educação intercultural para a diversidade amazônica; iii) Fundamentos e metodologias da educação escolar indígena;iv) Políticas públicas e educação superior no contexto da interculturalidade na Amazônia.
 
 

 Grupo GPEA

O Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA) vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais (DCHS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Ji-Paraná, estado de Rondônia se constituiu em 2004 e certificado pela instituição em 2005. A mobilização para criação do GPEA partiu do desejo de aprofundar temáticas da disciplina do Curso de Pedagogia - Educação com os Povos da Floresta: indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhos, cuja contribuição central é a de refletir os saberes locais como elementos importantes para a identidade amazônica com prioridade para os povos indígenas. Desde então, os objetivos desta disciplina se expressam nas linhas de pesquisa do GPEA e a cada ano possibilitam uma expressiva produção de saberes acadêmicos .

Acesse o Grupo GPEA no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Acesse o site do Grupo GPEA

 

Grupo MNEMOS

O Grupo MNEMOS - Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, História e Memória vinculado à Universidade Federal e Rondônia objetiva criar e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas às relações de Educação, História e Memória, dialogando com os diversos campos do conhecimento e espaços educativos formais e não-formais, entre eles a escola básica regular, as bibliotecas, os museus e os diferentes contextos do campo midiático. Propõe a investigação de memórias e histórias construídas em espaços formativos através de uma perspectiva interdisciplinar voltada ao concreto empírico dos relatos de vida profissional; das escritas de si; das formas de resistência e empoderamento; das práticas educativas desenvolvidas; das mídias como dispositivos de memória e da sua multiplicidade de usos pedagógicos; das bibliotecas como instituições e lugares de preservação da memória; das marcas, práticas e trajetórias de leitura.

Acesse o Grupo MNEMOS no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

Grupo Formação de professores de Química e Ensino de Ciências/Química

O grupo é vinculado à Universidade Federal da Bahia – UFBA e conta com quatro linhas de pesquisa que se confluem para a complexa tarefa de produzir conhecimento sobre a formação de professores nas áreas de ciências da natureza. Há uma forte presença de pesquisadores e estudantes ligados a formação inicial de professores de química, embora as outras linhas de pesquisa com suas particularidades também objetivam pesquisar e entender melhor os processos de formação de professores das ciências da natureza de uma maneira geral (biologia, física e química).


<<
Setembro 2019
>>
DoSeTeQuQuSe
1234567
891011121314
1516171819
20
21
22232425262728
2930     


    Sem imagens.