A linha investiga as práticas pedagógicas na educação básica mobilizadas em contexto amazônico nas diversas áreas do conhecimento e em seus diversos tempos e espaços educativos, nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando as relações sociais para a produção subjetiva e material de conhecimentos; os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, a formação de professores em contextos distintos, as identidades, processos formativos, saberes docentes e infâncias. Problematiza temáticas voltadas ao processo de formação profissional docente para a educação básica amazônica; os aspectos pedagógicos e tecnológicos da formação inicial e continuada que contemplem os diferentes tipos de saberes na perspectiva intercultural e crítica, com vistas a contribuir com a transformação da educação, das escolas, da universidade e da sociedade; a ausência da equidade no acesso à formação inicial e continuada. Atua no desenvolvimento da pesquisa aplicada com produção de conhecimentos voltados à organização do trabalho didático envolvendo os processos pedagógicos e a gestão do conteúdo e da sala de aula, na perspectiva de contribuir com o desenvolvimento de políticas e práticas para a redução das desigualdades educacionais, regionais e locais.
Docentes - Linha 1
Prof. Dr. Ariel Adorno de Sousa
Profa. Dra. Edneia Maria Azevedo Machado
Profa. Dra. Eliéte Zanelato
Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Profa. Dra. Josiane Brolo
Profa. Dra. Juracy Machado Pacifico
Profa. Dra. Jussara Santos Pimenta
Profa. Dra. Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
Profa. Dra. Márcia Maria Rodrigues Uchôa
Profa. Dra. Marli Lucia Tonatto Zibetti
Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro
Prof. Dr. Robson Fonseca Simões
Prof. Dr. Samilo Takara
Profa. Dra. Sirley Leite Freitas
Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior
Investiga a história e memória dos sujeitos, a história das instituições, dos currículos e disciplinas acadêmicas e escolares; as relações de classe, raça, gênero, etnia e geração no âmbito dos estudos culturais e inclusão escolar; os processos de produção e distribuição social dos conhecimentos nas diversas áreas disciplinares e as políticas de currículo; os processos de formulação, implantação e implementação de políticas educacionais e seus contributos na qualidade da educação básica. Problematiza estudos que tratem da interface entre educação, culturas, ideologia, poder e linguagens, saberes locais/universais nas suas diferentes manifestações e expressões, das diferenças na escola e as necessidades de aprendizagens dos estudantes; dos fazeres curriculares e dos processos de produção e distribuição social dos conhecimentos nas diversas áreas disciplinares; da cultura e das concepções e práticas de alfabetização, leitura e cultura escrita. Atua na perspectiva de valorização dos saberes, identidades e trajetórias e na transformação do currículo que considere as diferentes dimensões, perspectivas, espaços, etapas e modalidades da educação básica levando à intervenções pedagógicas que vislumbrem a melhoria das elaborações curriculares; de forma propositiva e afirmativa nas práticas, experiências e conhecimentos a partir de perspectivas autobiográficas e pós-coloniais, dos desafios e contradições sociais evidenciados no currículo, avaliação e gestão, com intervenções pedagógicas e tecnológicas inovadoras que contemplem a produção das identidades e diferenças, educação e relações raciais, educação intercultural, educação e Povos Indígenas, infâncias, educação ambiental, diversidade das práticas e dos saberes na perspectiva intercultural, não disciplinar, interdisciplinar e crítica da educação escolar.
Prof. Dr. Carlos Magno Naglis Vieira
Prof. Dr. Clarides Henrich de Barba
Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade
Prof. Dr. Genivaldo Fróis Scaramuzza
Prof. Dr. João Guilherme Rodrigues Mendonça
Prof. Dr. José Lucas Pedreira Bueno
Prof. Dr. Josemir Almeida Barros
Prof. Dr. Luiz Daniel Lerro
Profa. Dra. Marcia Machado de Lima
Profa. Dra. Marlene Rodrigues
Prof. Dr. Rafael Christofoletti
Prof. Dr. Celso Luiz Prudente
Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas
Realiza pesquisas e intervenções que contribuem para a melhoria e desenvolvimento das práticas pedagógicas escolares nas diversas áreas do conhecimento e em seus diversos tempos e espaços educativos, nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, considerando as relações sociais para a produção subjetiva e material, a diversidade cultural e as necessidades de aprendizagens dos alunos. Propõe alternativas pedagógicas e tecnológicas inovadoras e de currículos e programas que contemplem a diversidade dos saberes na perspectiva intercultural e crítica para a transformação das escolas, da universidade e da sociedade. Investiga e analisa a formação inicial e continuada de professores e os processos de gestão desenvolvidos nos sistemas educacionais e seus impactos para a melhoria da qualidade da educação básica.
Docentes da Linha: Todos os docentes do PPGEE