Prezado Aluno, Prezada Aluna, Prezado Orientador e Prezada Orientadora, todos os procedimentos seguintes serão necessários, assim como todos os documentos disponíveis nos links devem ser observados e/ou produzidos e encaminhados, conforme cada situação.
Instruções Gerais
- Regulamento das Atividades Programadas de Pesquisa (APP) e Anexo II (Atenção: A homologação da APP I e II é requisito para a solicitação da banca de Defesa)
- Regulamento para qualificação, defesa e solicitação de diploma
- Formulário de cadastro de participante externo em word
- Acesso às normas da ABNT na UNIR
- Checklist On-line das Turmas
- Modelo de Parecer Exame Qualificação/Defesa Mestrado/Doutorado
Banca de Qualificação - Instruções e Documentos Específicos
Trata-se de atividade a ser realizada em sessão restrita aos membros da banca e mestrando ou mestranda. Para requerimento e demais procedimentos, realizar os seguintes passos:
- O aluno/orientador solicita à Coordenação do Programa por e-mail ou requerimento;
- A Coordenação do Programa insere a atividade para o discente;
- O docente insere os dados da banca no SIGAA;
- A Coordenação/Secretaria autoriza a banca cadastrada;
- Reserva de local para a realização da banca (aluno/aluna e/ou orientador/orientadora) (sugestões de locais);
- Preenchimento do Kit Qualificação Mestrado ou Kit Qualificação Doutorado e envio ao e-mail mepe@unir.br (aluno/aluna) - 10 dias de antecedência;
- Devolutiva do Kit com as assinaturas ao aluno/aluna e orientador/orientadora (coordenação/secretaria) - 02 dias de antecedência;
- Impressão dos documentos do Kit, sendo 05 cópias da Declaração de Membro e 02 cópias dos demais (aluno/aluna);
- Providenciar, quando for o caso, meio (webconferência) para participação online de membros externos (aluno/aluna e/ou orientador/orientadora);
- Devolução ao PPGEEProf (imediatamente após a realização da banca e conforme horário de funcionamento da Secretaria Programa) cópia da Ata de Qualificação, contendo com as assinaturas dos membros (presidente da banca).
Banca de Defesa - Instruções e Documentos Específicos
Trata-se de atividade a ser realizada em sessão aberta ao público interessado. Para requerimento e demais procedimentos, realizar os seguintes passos:
- Solicitação de Matrícula na Atividade "Defesa" no Sistema SIGAA (aluno/aluna);
- Autorização/Homologação da Matrícula Sistema SIGAA (orientador/orientadora);
- Solicitação da Banca de Defesa por meio do Sistema SIGAA (orientador/orientadora) - 30 dias de antecedência;
- Autorização/Homologação da Banca Sistema SIGAA. Para a autorização é pré-requisito que o candidato ou canditada à defesa tenha cumprido todos os créditos e outras atividades, conforme Regimento do Programa, incluindo as APP (colegiado/coordenação);
- Reserva de local para a realização da banca (aluno/aluna e/ou orientador/orientadora) (sugestões de locais);
- Preenchimento do Kit Defesa Mestrado ou Kit Defesa Doutorado e envio ao e-mail mepe@unir.br (aluno/aluna) - 10 dias de antecedência;
- Devolutiva do Kit com as assinaturas ao aluno/aluna e orientador/orientadora (coordenação/secretaria) - 02 dias de antecedência;
- Impressão dos documentos do Kit, sendo 05 cópias da Declaração de Membro e 02 cópias dos demais (aluno/aluna);
- Providenciar, quando for o caso, meio (webconferência) para participação online de membros externos (aluno/aluna e/ou orientador/orientadora);
- Passar e recolher lista com nomes compleltos, endereço de e-mail e assinaturas de pessoas que assistirem à banca de defesa e entregar à Secretaria do Programa juntamente com a Ata de Defesa (presidente da banca) - Baixar formulário aqui
- Devolução ao PPGEEProf (imediatamente após a realização da banca e conforme horário de funcionamento da Secretaria Programa) cópia da Ata de Defesa, contendo com as assinaturas dos membros (presidente da banca).
Procedimentos para assinatura de ata de banca de qualificação/defesa de mestrado/doutorado por membro externo
- Professor Orientador envia link do formulário para membro externo: Formulário Membro Externo;
- Membro externo preenche formulário;
- Professor Orientador abre SOS solicitando à DTI liberação de usuário externo-sistema SEI (uma vez realizado cadastro de usuário externo para assinatura de uma ata, este cadastro servirá para assinaturas futuras, ou seja, não será preciso realizar cadastro novamente para o mesmo membro externo que participar de mais de uma banca);
- Professor Orientador abre processo SEI na mesa do PPGEEProf e inclui ata para assinatura;
- Professor Orientador acessa o botão “Gerenciar Assinaturas Externas ” e inclui o e-mail do PPGEEProf e o nome do membro externo e depois acessa o botão “liberar”;
- Professor Orientador informa dados do processo ao membro externo;
- Membro externo acessa o SEI e assina a ata.
Procedimentos pós-defesa - Instruções e Documentos Específicos
A - Inclusão, no SIGAA, da Versão Final da Dissertação/Tese
- Consolidação da atividade de defesa: deve ocorrer após entrega à Secretaria, pelo Presidente da Banca de Defesa, da via da Ata de Defesa preenchida e assinada pelos membros - Responsável: Secretaria – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Submissão da versão final corrigida da Dissertação: logo após as correções, o discente deverá submeter a versão em PDF, juntamentecom a folha de aprovação, assinada pelos membros da banca, no SIGAA - Ensino -> Produções acadêmicas -> Submeter Teses/Dissertações - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Aprovação da versão final corrigida da Dissertação: após a execução do segundo passo, o orientador deverá aprovar a versão final corrigida no SIGAA - Ensino -> orientações pós-graduação> meus orientandos -> último ícone ao lado do nome do aluno (revisar tese/dissertação) - Responsável: Orientador/a – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Solicitação da Ficha Catalográfica: o discente deve solicitar a ficha catalográfica à Biblioteca. Deve seguir as orientações da Biblioteca Central da UNIR, a partir do link: https://bibliotecacentral.unir.br/pagina/exibir/2290 - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Ressubmissão da versão final corrigida da Dissertação/Tese com Ficha Catalográfica – o discente deve submeter uma nova versão da dissertação com a ficha catalográfica em formato PDF. no SIGAA - Ensino -> Produções acadêmicas -> Submeter Teses/Dissertações - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Aprovação da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica - após a ressubmissão, o orientador/a deverá aprovar a versão final com ficha catalográfica - no SIGAA - Ensino -> orientações pós-graduação> meus orientandos -> último ícone ao lado do nome do aluno (revisar tese/dissertação) - Responsável: Orientador/a – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Assinatura do Termo de Autorização de Publicação - o discente deverá assinar o termo de autorização de publicação e fazer juntada no SIGAA. Disponível em: https://mepe.unir.br/uploads/91341742/arquivos/TERMO_DE_AUTORIZA__O__2__BIBLIOTECA_1602436029.pdf - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos no SIGAA.
- Recebimento da versão final pela coordenação - o discente deverá notificar a secretaria do Programa solicitando a aprovação do oitavo passo - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos em relação à solicitação do Diploma.
- Homologação da Versão Final – a coordenação homologa a versão final - Responsável: Secretaria/Coordenação do PPGEEProf.
B – Finalização do Produto Educacional e Artigo Científico da Dissertação/Tese (comunicação via e-mail)
- Envio da versão do Produto Educacional e do Artigo Científico da Dissertação/Tese ao orientador/a para aprovação - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos.
- O orientador/orientadora faz a conferência da versão do Produto Educacional e do Artigo Científico da Dissertação/Tese e devolve ao aluno/aluna (8 dias) - Responsável: orientador/a – obrigatório para seguir próximos passos.
- Solicitação da Ficha Catalográfica para o Produto Educacional: o discente deve solicitar a Ficha Catalográfica do Produto Educacional à Biblioteca. Deve preencher, seguir as orientações e enviar o formulário disponível no link a seguir para a o e-mail também indicado no formulário. Link: Formulário e Orientações para Solicitação de Ficha Catalográfica do Produto Educacional - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos.
- Envio da versão final com a ficha catalográfica do Produto Educacional da Dissertação/Tese ao orientador/a para aprovação - Discente – obrigatório para seguir próximos passos.
- Aprovação da versão final do Produto Educacional com a ficha catalográfica - Responsável: orientador/a - obrigatório para seguir próximos passos.
C - Solicitação de Diploma - Instruções e Documentos Específicos
- Assinatura do termo de autorização do orientador/a para entrega dos documentos e mídias com a versão final das produções do discente ao PPGEEProf. O discente deve preenche-lo corretamente e enviar ao orientador/a para assinatura. Termo disponível em: Termo de Autorização de Entrega das Versões Finais dos Produtos ao PPGEEProf - Responsáveis: Discente/Orientador/a – obrigatório para seguir próximos passos.
- Solicitação do “Nada Consta/Quitação” emitido pela Biblioteca Central. O discente solicita seu documento de “Nada Consta/Quitação”, conforme orientações disponíveis no link: Nada Consta da Biblioteca Central - Responsável: Discente – obrigatório para seguir próximos passos.
- Entrega na Secretaria do PPGEEProf, em envelope devidamente identificado, os seguintes documentos e mídias:
a) Duas (2) cópias de CD, devidamente identificados, contendo a Versão Final da Dissertação/Tese, em PDF, que deve conter Folha de Aprovação assinada pelos membros da Banca Examinadora de Defesa a Ficha Catalográfica expedida pela Biblioteca Central da UNIR.
b) Duas (2) cópias de CD, devidamente identificados, contendo os seguintes documentos em PDF:
- Cópia do Produto Educacional;
- Cópia do Artigo Científico Finalizado;
- Cópia do Nada Consta da Biblioteca;
- Cópia do RG e CPF do discente;
- Cópia do Termo de Autorização de Publicação da Biblioteca Central.
c) Documento IMPRESSO do Termo de Autorização de Entrega das Versões Finais ao PPGEEProf.
d) Documento IMPRESSO do Termo de Autorização de Publicação da Biblioteca Central.
Responsável: Discente – obrigatório para emissão do diploma.
- Conferência e Recepção dos documentos e mídias listados no item anterior (item 3, alíneas a, b, c, d) – a Secretaria do PPGEEProf confere as mídias e os documentos. Só os receberá se estiverem todos juntos e corretos - Responsável: Secretaria/Coordenação do PPGEEProf.
D – Ações da Secretaria do PPGEEProf
- Registro na Ficha de Acompanhamento de Turma que o Aluno já entregou a versão Final Eletrônica (marcar para cada produto entregue;
- Emissão da declaração de conclusão do PPGEEProf e entrega ao Aluno ou Aluna;
- Conferência dos dados do Histórico Escolar na Plataforma SIGAA (atenção às datas de ingresso e saída no curso, data da defesa, língua estrangeira da proficiência;
- Formar o Aluno no SIGAA;
- Envio à DIRCA, pelo SEI, requerimento com solicitação de emissão de Diploma, contendo: Memorando de solicitação, Atas (qualificação e defesa), Nada Consta da Biblioteca Central, demais documentos necessários, a pedido da DIRCA;
- Arquivamento de um exemplar do CD com o Dissertação/Tese, e dos CDs com o Produto Educacional, Artigo e demais documentos, bem como os termos de autorização (do/da orientador/a e da Biblioteca Central) na pasta do discente na Secretária do PPGEEProf. (O artigo científico NÃO poderá ser divulgado pelo programa);
- Envio de um exemplar do CD com a Dissertação/Tese para o acervo da Biblioteca Central juntamente com o Termo de Autorização de Publicação da Biblioteca Central.