O V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores tem como finalidade criar espaços destinados à reflexão e análise das políticas e práticas para a formação de professores no Brasil, bem como levar a outras proposições ao instigar o debate teórico e político entre os participantes acerca da formação inicial de professores para as diferentes áreas do conhecimento da educação básica.
A proposição atual concentra a atenção na problemática da "educação para o cuidado do mundo: dimensões científicas, éticas e estéticas da formação docente". Lembremo-nos de que as referências à educação implicam quase sempre um tempo por vir. Mas, como já se indagou: “de que amanhã se fala”? E podemos responder: daquele no qual os que hoje educam possam ver concretizada a sua contribuição para que as novas gerações saibam cuidar do mundo. Dos recursos físicos como dos humanos, dos indivíduos como das coletividades, dos conhecimentos como do acesso a eles. Da inovação como da conservação, da invenção como da técnica. Cuidar de si como cuidar do outro.
Há nesse modo de dizer as coisas uma tentativa de projetar possibilidades que devem ser garantidas pela educação. Conhecimentos, valores e invenções estão no cerne de tal proposição. Inventar novos modos de ser, conhecer e viver juntos. O que ousaremos ensinar? Os limites disciplinares escolares não podem ferir as possibilidades de ampliação desses modos de ser, conhecer e viver juntos mas a dissolução desses limites não pode deixar de assegurar o caráter estruturante do conhecimento científico, ético e estético como condição para um cuidado do mundo.
Tais são as inquietações que nos levam a reconstruir as questões da formação de professores e da educação das novas gerações.